Calgary x Ottawa

Estamos num dilema. E encarecidamente aceitamos opinioes.
Acho que, o processo em si a parte, escolher uma cidade seja um dos momentos mais dificeis. E tanta dificuldade eh o resultado de muitas opcoes, todas elas boas. Tanto eu quanto a Claudia aceitariamos de olhos fechados qualquer cidade no Canada se o processo demandasse algum tipo de sorteio ou imposicao de cidade. Tenho simpatia por Vancouver, GTA, Halifax, Montreal, Ottawa, Calgary, Kamloops, Edmonton e por ai vai.
Estamos num dilema. E encarecidamente aceitamos opinioes.
Acho que, o processo em si a parte, escolher uma cidade seja um dos momentos mais dificeis. E tanta dificuldade eh o resultado de muitas opcoes, todas elas boas. Tanto eu quanto a Claudia aceitariamos de olhos fechados qualquer cidade no Canada se o processo demandasse algum tipo de sorteio ou imposicao de cidade. Tenho simpatia por Vancouver, GTA, Halifax, Montreal, Ottawa, Calgary, Kamloops, Edmonton e por ai vai.
Para facilitar, cortamos a lista para duas cidades e aqui estao os “pros e contras” que levantamos, so far
Calgary – Pros
-Alguns amigos de Fortaleza(e outros por fazer)
-Maior oferta de empregos e oportunidades
-Imposto provincial zero
-Saude sem carencia e de graca
-Montanhas Rochosas e parques nacionais
Calgary-Contras
-Isolado geograficamente(horas de voo para outras cidades)
-Inverno mais rigoroso, mesmo levando em conta o chinook
-Custo de vida(aluguel em torno de 25%) mais elevado
Ottawa-Pros
-Bem localizado, de carro sao 4:30h de Toronto, 2:30h de Montreal e 7:30h de Boston
-Inverno mais curto
-Custo de vida pouco mais baixo(apartamentos de 1bd por $Cad800)
Ottawa-Contras
-Nao conhecemos ninguem
-Incerteza quanto ao mercado de trabalho
-Impostos altos
-Carencia de 3 meses na saude
6 Responses

  1. olá, tudo bem?
    acabei de acrescentar o blog de vcs na minha lista tmb, mas já coloquei vcs na seção “barco ancorado” pois vcs já estão quase lá!!
    boa sorte!!

  2. Oi gente…desculpa a demora pra responder. Quanto a escolha da cidade acho isso bem pessoal, mas vou falar um pouquinho sobre Ottawa. O mercado de trabalho de fato é um pouco diferente, tem bastante emprego sim, principalmente na área de TI, mas a maioria é cargo do governo. Quanto a quantidade de empregos, acho que acaba ficando elas por elas, tem menos emprego, mas tb tem menos gente competindo. Vou ser bem sincera, eu sou suspeita e tendenciosa pra falar de Ottawa, pq eu AMO morar aqui, e não é pq eu moro aqui não, mas Ottawa é a cidade mais linda em que eu já estive. Não conheço Calgary, então não posso palpitar muito, mas já conversei com uma canadense que morava em Calgary e veio morar aqui em Ottawa, ela se mudou pq o marido teve uma proposta de emprego melhor por aqui, mas disse que ama morar aqui, que não aguentava mais o tempo louco de Calgary, não sei se vcs viram, mas nevou em junho!!! Enquanto aqui em Ottawa faziam 26 graus em Calgary nevava…rs…mas enfim, ela tb me disse que o inverno aqui é mais tranquilo e com menos neve, que o custo de vida aqui, apesar do imposto provincial (8% no total com o imposto federal que é de 5% dá 13% em cima de tudo que se compra) é mais baixo que o de Calgary, tanto para aluguel quanto para compras de mercado e que os hospitais daqui tem tempo de espera menor que de Calgary, a única coisa que ela dizia sentir falta era dos amigos e das montanhas…mas enfim….isso foi o que ela me disse, acho que cada cidade tem vantagens e desvantagens pra cada um, nós estamos muito felizes aqui na capitar, as viagens de carro sempre são boas, já fomos para Toronto, Niagara, Montreal e New York (deu um pouco menos de 8 horas, mas a estrada é ótima e é um retão só). Quanto ao fato da carência de 3 meses para o sistema de saúde, nós pagamos um plano no Brasil que nem precisamos usar, se não me enganos saiu R$350.00 pra nós dois. Acho que nem chega a ser uma grande desvantagem, levando em consideração que a passagem de avião pra Calgary é mais cara…acaba ficando uma coisa pela outra, ah, e aqui vc acha apartamento de 1 quarto a partir de Ca$700.00 com utilities incluso. Ai, ai…vendo tudo isso acho que ficou muito tendencioso…rs…mas enfim, se tiver mais alguma dúvida de Ottawa pode escrever pro meu e-mail que eu respondo!

    Abraços,
    Ju

  3. Se as cidades no pareo sao essas duas, voces ja sabem que eu voto por Ottawa. E a unca razao, totalmente egoista de minha parte, eh porque fica mais perto da gente… 🙂
    Amigos como voces fazem muita falta nesse comeco. Claro que a gente nao vai se ver todo o final de semana, mas vamos nos ver mais do que se voces forem para Calgary. 🙂
    O que seria melhor ainda, era Montreal! Mas essa so nos meus sonhos, onde todo o filmeclub se encontra por aqui…

  4. Oi gente !

    Ual, engraçado…a gt está nesse impasse também com um pouco mais de complicação pq temos família estabelecida em Toronto. kkkkkkkk .
    Ou seja, vamos p/ TO de qualqueeeer jeito, pois essa ajuda é mais do que necessária e bem vinda no início da caminhada.Mas eu vou confessar que estou com a cabeça tb voltada p/ essas 2 cidades.
    E cá pra nós, Ottawa realmente vem ganhando de Calgary por diversas opções.
    O jeito é esperar ver como as coisas irão desenrolar por TO.

    Não conhecia o blog de vcs. Santo Google !

    Irei acompanha-los

    Abc
    Ninha e Dodo

  5. oi! nos tb estamos na mesma duvida … adorei ler sua lista de pros e contras. no final vcs optaram por ottawa … meu marido tem um irmao que mora em banff, perto de calgary e isso tem pesado muito na decisao, alem do fato de que eu ja fiz muitos amigos em calgary … mas quanto a trabalho ottawa e seria a melhor opcao para nos pois meu esposo trabalha na area governamental.
    enfim, gostei do seu blog e ja adicionei-o na minha lista. agora estou muito focada no TCF (prova de frances) que teremos em junho, mas depois voltarei a ler o blog mais assiduamente.
    beijos!!! paola

  6. Olá, estou indecisa do mesmo jeito! Mas percebi que esse post já tem um tempinho… e agora, como estão as coisas? Mesmo estando em 2014 e muitas coisas mudando Ottawa continua ganhando? hehe
    bjss
    Ilana

Leave a Reply

