Volta as aulas

Um mes sem passar por aqui! Depois que cheguei do Brasil teve o fim de ano e amigos vieram nos visitar. Em janeiro, ano novo e decisoes a serem tomadas em relacao ao rumo de nossas vidas agora que estamos realmente comecando. A Claudia ja estava trabalhando desde que fui ao Brasil, para ajudar a passar o tempo e claro ajudar a pagar as contas. Infelizmente nao trabalhamos em TI, isso tornaria nossa vida imensamente mais facil. Nossas profissoes nao ajudam nem um pouco, eu sou formado em Direito e a Claudia em Publicidade & Marketing. Entao adotamos a seguinte estrategia: eu vou voltar pra escola e aprender tudo de novo. Como o curso eh full-time nao vou ter tempo de trabalhar, a Claudia vai ficar nesse survival segurando as pontas ate eu terminar meu curso e depois vai voltar a escola tambem, mas ja ela quer mudar de profissao.

Nao vou fazer a Faculdade de Direito, isso seria muito demorado(5 a 6 anos) e caro(em torno de $50.000), alem de que obviamente seria um processo mais complicado e ja nao daria tempo de comecar esse semestre, ou mesmo esse ano. Resolvi fazer um curso de Law Clerk com programa de 2 anos intensivo em 14 meses. A grosso modo o law clerk eh um assistente de advogado, fazendo mais ou menos o papel de um estagiario no Brasil, ou seja, fazendo todo o trabalho e o advogado entrando com a assinatura e pra recolher o dinheiro.

O curso nao eh barato e se pagassemos nos mesmos teriamos que usar toda nossa poupanca, entao pedi o OSAP(Ontario Student Assistance Program). Foi menos complicado do que imaginei, a funcionaria do setor financeiro da escola me deu todo apoio necessario e consegui o emprestimo. O governo de Ontario vai pagar o curso por mim e temos 6 meses depois de concluido o curso para comecar a pagar as prestacoes.

As aulas comecam dia 15 de fevereiro. Agora sou um estudante novamente, depois de tantos anos.

12 Responses

  1. Que dê tudo certo na nova vida de estudante.

    E a vida segue…

  2. Oi Carlos,

    que maravilha ter notícias de vcs !!!!!
    É bom sabermos que tá tudo entrando nos eixos.
    Um beijo grande e felicidades.

  3. Carlos
    Me fala do curso! Eu tbm sou advogada aqui e o carlos engenheiro (mas nao ajuda muito pq tem o lance do crea canadense!) , dai eu pensei em voltar pra faculdade mas qdo vi eh tao burocratico e chato que eu desisti, se eu voltar a estudar vai ser relacoes internacionais, mas tbm to procurando algo do mesmo molde do teu, so que la em alberta falam em legal assistant, paralegal..eu fico doidinha, eh a mesma coisa eh?
    Ah outra coisa, eu te add novamente na conta antiga do live porque a minha canadense ta sem creditos hhihih
    Tens msn ou skype? Se tiveres podes me passar? Afinal nao eh facil achar advogados como nos no canada

    Tudo de bom pra vcs, boa aula

    Danielle

  4. Fala companheiro!
    É isso, imigrar te dar a chance de começar tudo de novo.
    E tudo é TUDO mesmo.
    Boa sorte….

    Assim que der vamos por aí conhecer Ottawa!

  5. Oi Carlos,
    vc estava sumido, em breve nós chegaremos aí. Boa sorte na nova vida de estudante 🙂

    Até,
    Carol

  6. Massa! Bom novo inicio por ai. Beijinhos e mais sorte pra vcs.
    E deixem a visita em Montréal pra final de abril! 😀

  7. Cagê!! Boa sorte pra vocês!!

  8. Eh isso aih. Parabens pelo novo curso. Pena que nao vamos poder usar teus servicos advocaticios morando aqui no Quebec. 🙂
    Agora tah na hora de voces virem pra Montreal retribuir a visita e comemorar. Hehehe

    A gente sofre pra se estabelecer no Canada, mas cedo ou tarde as coisas vao dando certo se a gente vai atras e tem paciencia.

    Abraços!

  9. […] que fazer pelo menos a declaracao dela, mas achei melhor fazer a minha tambem, so para constar pro OSAP que realmente nao tive renda. Antes de procurar um contador ou uma das empresas que essa epoca do […]

  10. […] temos todas as sextas. Se eu simplesmente abandonar o curso terei ainda que pagar pelo emprestimo (mais detalhes aqui) que fiz para pagar os custos. Mas enfim, estou torcendo para me ver nesse […]

    • Gosto muito do blog de vocês!
      Penso em mudar para o canada, meu marido trabalha com TI e eu estou cursando minha segunda faculdade, direito, mas hoje descobrir que é minha paixão, apesar de não trabalhar na àrea.
      Gostaria de saber quanto custa o curso law clerk?
      E se sabe o valor do curso de paralegal?

      Atenciosamente,
      Viviane

      • Oi Viviane,

        Legal que ainda tem alguem que le o blog…hehehe
        O curso de Law Clerk no College onde estudei custava $10,000 se voce se matricular cedo, o que eles chamam de “early bird”. Como me matriculei de vespera paguei full-price que era $13,000.
        O curso de Paralegal era mais ou menos o mesmo preco, mas no final voce tem que fazer a prova da ordem e esse custa uns $500. Para ser Paralegal tem que pagar anuidade tambem e um seguro de liability.

        Isso so em Ontario, onde o Paralegal eh uma categoria a parte.

        Nao sei se eh muita vantagem ser paralegal, tinha uma amiga paralegal no meu trabalho anterior que estava cancelando a inscricao na ordem pq nao achava vantagem… Paralegal tem uma area de atuacao mais limitada e para abrir o proprio escritorio cai no problema de networking e conseguir clientes.

Leave a Reply

