Primeiros dias de aula

Depois de tantos anos longe da sala de aula achei que fosse ser mais dificil ter paciencia pra ser um estudante full-time novamente, mas ate agora estou gostando. Acho que ajuda o fato de ter interesse no assunto e realmente querer aprender. Ainda estou no comecinho de uma longa jornada, mas tem sido legal aprender sobre outro sistema juridico tao diferente do brasileiro (Civil Law, baseado no direito romano-germanico).

O sistema legal do Canada eh o Common Law. Herdado da Inglaterra, esse sistema juridico eh adotado por paises colonizados pelo antigo imperio britanico, como USA, Australia e Nova Zelandia, claro que cada uma com suas particularidades.

Minha turma teoricamente seria de 9 pessoas, mas apenas 6 estao assistindo aula. Alem de mim, tem outro (ex)advogado na sala, ele eh do Sri Lanka, trabalhava com propriedade intelectual e esta no Canada ha cerca de pouco mais de um ano. As outras 4 sao canadenses e mulheres, sendo que 3 sao novinhas de 20/21 anos. Isso vez por outra me faz lembrar dos tempos de colegio, porque duas delas estao sempre achando graca de tudo e cochichando entre si. Pensando em quanto isso me irrita, percebi o quanto mudei desde a epoca que fazia parte da “turma do fundao”.

As aulas sao um pouco puxadas ja que o curso que seria de aproximadamente de dois anos eh condensado em 13 meses. Alem disso na metodologia deles todo dia tem uma tarefa para nota pra ser realizada na ultima hora de aula e pelo que vi toda sexta tem final exams. Entao perder um dia de aula ja atrapalha bastante. Ferias so duas semanas em julho e outras duas semanas em dezembro no Natal e fim de ano. O ingles ate agora nao tem sido obstaculo, vamos ver como fica quando as coisas complicarem mais.

**Adendo**

Acho que esqueci de mencionar porque nao tenho nenhum interesse nisso, mas o Canada eh um pais bijural, ou seja, possui dois sistemas legais. O sistema de Common Law eh praticado na parte inglesa e apenas no Quebec eh utilizado o sistema de Civil Law mais parecido com o molde brasileiro, porem baseado no direito napoleonico. Pessoalmente prefiro ter opcao de trabalhar na area legal em qualquer lugar do Canada(menos Quebec, obvio) do que ficar limitado a apenas uma provincia.

A razao disso eh que em 1759 os ingleses subjugaram os franceses e capturaram o Quebec e entao em 1763 foi assinado o Tratado de Paris onde a Franca sedia oficialmente o territorio do Quebec para a Inglaterra. Para resumir a historia, os ingleses foram bonzinhos e deixaram os quebecois manter o sistema legal que ja vinham utilizando antes quando eram colonizados pela Franca.

6 Responses

  1. Aeh! É bom voltar pra uma rotina dessas depois de um tempo parado nessas atividades, nao é? Legal o fato da turma ser bem pequena, isso deve ajudar na qualidade das aulas. Eu achava que tu ainda fosse da turma do fundao, mas de qualquer forma, com tao poucos alunos elas nem vao ter como aprontar muita coisa.

    Abraços!

  2. legal que já começou e que bom que termina rápido. tudo bem que deve ser bem puxado mesmo, mas em pouco mais de um ano cê vai ta trabalhando na sua área. boas aulas e bons exames! 🙂

  3. Carlos
    Que maravilha, eu to doida pra começar o meu curso la em Alberta
    Eu espero que seja legal quanto o teu, mas la sao 2 anos, e eu descobri que assim, la a pessoa so se torna paralegal depois de ter 4 anos de atividade como legal assistant, algo assim
    Abraços e boa sorte

    Danielle

  4. 2 coisas….

    1 – Acho que vai valer a pena.. e do jeito que a economia começa a dar sinais de melhoras, radipim tu vai arranjar um emprego que retorne o investimento.

    2 – Finalmente alguém falou um pouco da diferença dos direitos e pq um advogado brasileiro não consegue trabalhar no Canadá assim que chega.

  5. Eu adoro estudar, ainda mais algo relacionado à minha área, mas com tudo novo como o seu caso. Um super curso e sucesso.

    E a vida segue…

  6. […] por esse ultimo que optei, comentei sobre minhas primeiras impressoes do curso em um post anterior. Hoje minha turma conta com 23 pessoas, dentre os quais  cerca de meia-duzia ja trabalha na area. […]

Leave a Reply

