Custo de vida

Eu sei, estou devendo esse post ha alguns dias.
Fora as coisas do dia-a-dia, culpo o modulo de Contabilidade que estou fazendo no momento. Desculpa quem for da area, mas mesmo com poucas semanas e vendo so contabilidade basica, muitas pessoas na sala disseram estarem prontas pra atirar na propria cabeca! Nao achei tao dificil, so boring to death mesmo, pointless. Ontem fiquei ate 1h da manha fazendo meu balanco do ultimo assignment do curso, um alivio quando terminei! Mas eu sei, contabilidade eh essencial para qualquer negocio e etc, etc. Eh meu pont de vista de leigo e parabens aos contadores, os vejo como herois agora! Falando nisso, accounting da uma boa grana por aqui, viu? E nunca falta trabalho.

Enfim, depois desse desabafo/pedido de desculpa, finalmente consegui terminar o post sobre “gastos e custo de vida”. Esse eh um assunto extenso, entrando nos pormenores daria pra escrever um livro. Tenha em mente que eh somente um quadrao geral do assunto e direcionado a realidade de Ottawa. Em outras cidades havera um variacao no minimo no aluguel, para mais ou para menos.

Dito isso, acho que eh importante citar uma coisa obvia, custo de vida eh relativo. Ele vai depender de no minimo de dois fatores: de onde voce vem e pra onde voce vai (ou esta). Entao eh tudo uma questao de referencia, por exemplo, se voce vem de SP capital vai achar o custo de vida em algumas cidades como Ottawa ate mais barato, ou “elas por elas” nas mais caras Toronto/Vancouver. Uma coisa que geralmente se faz no inicio, porque eh um habito adquirido quando estamos no papel de turistas, eh ficar convertendo dolar para real. Isso nao faz sentido para quem imigra, uma vez que seu salario agora eh, ou sera, em moeda local. Se cometer esse erro vai sofrer muito no comeco. Compare os precos dentro da sua realidade, ou seja, somente entre lojas/estabelecimentos da seu novo Pais.

Aluguel

O maior gasto na sua contabilidade sera o aluguel.
Aqui em Ottawa um apartamento de 1 quarto vai variar entre $650 a $1050, dependendo do bairro e do predio. Alguns apartamentos ja tem todas as utilities (contas de agua, luz, condominio, aquecedor) incluidas no valor do aluguel. Alguns priorizam os gastos e acham que quanto mais barato melhor, eu aconselho nao economizar muito com aluguel, quanto mais barato o apartamento, mais chances da vizinhanca nao ser boa. Quando estavamos procurando apartamento chegamos a ver um que parecia ser otimo, amplo, 2 quartos e custava apenas $900, ficamos bem inclinados em sair dali com uma proposta. Mas em seguida a administradora nos levou a outro apartamento ainda ocupado, ao bater na porta uns 5 minutos, veio uma menina nos seus 20 e poucos anos dizendo que nao era um bom momento, ao que a administradora respondeu que nao era opcional e que ela tinha a obrigacao de nos deixar entrar pra ver o apartamento, a menina abriu a porta mas saiu xingando “F***” isso e aquilo, chorando entrou no quarto e bateu a porta. Ficou um clima ruim e eu virei pra administradora e disse que poderiamos voltar outra hora (ja tinha dito isso varias vezes pra ela), claro que nao voltei. Depois me disseram que esse predio nao era um bom local, prestando atencao vi que nesse quarteirao sempre tinha uns desocupados na rua e ate bebados. Enfim, o que quero dizer que nem sempre o barato eh a melhor opcao.
No nosso caso ficamos no meio termo, nosso predio nao eh novo nem muito perto do centro. Mas predios antigos geralmente sao mais espacosos (como no Brasil), o nosso eh o mais espacoso dos que visitamos e o onibus que passa aqui na porta nos leva ao centro em 25 minutos. Fora isso tem um hospital literalmente do lado e as utilities ja sao incluidas. Nesses dias quentes de verao, algumas vezes deixo o ar-condicionado ligado 24hs. O apartamento de 2 quartos aqui no predio custa $1180 e foi a melhor opcao custo/beneficio que vimos ate agora, mas geralmente tem uma fila de espera (no momento acho que so tem vaga para 1 de novembro). So pretendemos sair desse predio quando for pra comprar nossa casa, num futuro (assim espero) nao muito distante.
Se voce nao gosta de apartamento, o aluguel de uma boa casa custa em torno de $1400/1500.
Outras despesas
Um pacote basico de Telefone fixo + Internet + TV a cabo vai sair em torno de $100.
Celular sai por volta de $35 (ou $70 se voce fizer plano de data).
Um passe de onibus mensal sai por $90, ou $73 se for estudante. Eu acho um preco absurdo, de longe o transporte publico mais caro que ja vi ate hoje. Se em um mes voce usar onibus pelo menos uma vez em 18 dias ja vale a pena comprar o passe (isso considerando o preco regular mais caro).
Um casal sem filhos gasta em media $400 por mes no supermercado.

Cenario basico de despesas mensais p/ casal sem filhos

Aluguel (utilities incluidas) – $950
Telefone/Internet/Tv a cabo – $100
Celular – $70 x 2
Passe de onibus – $90 x2
Comida (supermercado) – $400
Extras (cinema, restaurante, etc) – $230
Total $2,000

Adendo: isso eh um calculo aproximado, depende de caso para caso. Algumas pessoas podem gastar mais (como nos) com os extras e outras menos, por exemplo. Voce pode alugar um apartamento mais barato, gastar menos no supermercado, enfim, esse calculo eh so pra dar uma ideia.

Cartao de Credito

Nesse quesito existe uma grande diferenca do Brasil. Enquanto por la paga-se para ter um Cartao de Credito, aqui voce recebe dinheiro para isso. Por exemplo, tenho dois cartoes de credito e nao pago anuidade ou taxa alguma por eles. Um deles recebo “cash back” por todo gasto que faco e em 10 meses de uso ja recebi $50 dolares de credito. No outro recebo milhas por cada dolar gasto e ainda tenho um “trip insurance” para cobrir despesas com atrasos de voos e perda de bagagem. No Brasil os “gurus financeiros” ensinam a limitar o uso do cartao de credito  a situacoes de emergencia para evitar dividas, aqui eh o contrario, usa-se o cartao de credito para dar um boost no seu historico de credito.

Carro

Nao tenho carro ainda, mas ja tive nos USA e aqui nao eh muto diferente. Seguro eh bem caro, mesmo o seguro minimo obrigatorio que so cobre o prejuizo para terceiros. Nao eh dificil encontrar alguem que paga um seguro no valor do carro. Aqui conheco alguem que tem um carro comprado por $1200 e paga $1000 pelo seguro minimo anual. Nos USA onde carros sao mais baratos, comprei um carro por $1000 e o seguro era $750. Eh pior para nos que nao temos um historico com as seguradoras. Algumas pessoas dizem que da pra usar uma carta da seguradora do Brasil para eles considerarem nosso historico sem sinistro de la, mas nao conheco ninguem que tenha conseguido, nem pretendo ir atras. Eu acho que para quem nao tem necessidade diaria de um carro, que sai muito mais em conta alugar quando precisar. O aluguel de um carrinho basico pode sair por uns $80 pelo fim de semana. No passado aluguei um Corolla por $80 a diaria, incluido o seguro.

Servicos

No geral, a maior diferenca entre Canada e Brasil esta no quesito “servicos”. Servico aqui eh muito caro, seja la o que for, se alguem meter a mao ja vai ser caro. Voce nao vai encontrar um jardineiro para pagar menos de $20 a hora. Se voce quiser um servico, desde desentupir uma pia (se morar em apto eh problema deles) a instalar uma TV de LCD na parede esteja preparado pra desembolsar no minimo $100. Um bom exemplo disso eh o milho no super-mercado. Comprei ontem 8 espigas de milha, com casca e tudo, do jeito que sao colhidas (e como compramos geralmente no Brasil) por $2. Se eu quiser posso compra-las ja limpinhas e sem casca na bandeja, so que sai 5 espigas por $3. A primeira sai por 0,25 centavos, enquanto a tratada por um funcionario sai por 0,60 centavos. Outro bom exemplo eh posto de gasolina nao ter frentistas, a maioria eh self-service. Se parar pra pensar que o salario minimo eh $10,25 a hora (em Ontario) isso faz muito sentido.

USA x Canada

Para as pessoas que conhecem os USA e acham que aqui vao encontrar os mesmos precos tenho uma ma noticia: bens de consumo aqui sao mais caros. Mas basta dizer que canadenses que moram em cidades proxima a fronteira americana cruzam a borda para fazer compras do outro lado. Conheco gente que cruzou a fronteira e comprou o enxoval inteiro do bebe que estava para nascer. Lojas como a apple tem preco diferenciado entre USA e Canada, os livros sempre tem dois precos de capa, em dolar americano e em dolar canadense, sempre em canadense mais caro. Antigamente essa diferenciacao era justificavel, ja que o dolar canadense era mais desvalorizado, mas agora com a equiparacao nao tem mais essa desculpa.

Ufa, ficou kilometrico, mas provavelmente ainda devo ter esquecido algo. Caso voces lembrem de algo que esqueci por favor me avisem.

8 Responses

  1. E aí Carlos, legal o post. Lembrei que vocês falaram que moram no hospital hehe, mas se a fila é grande deve ser legal mesmo. Nós estamos planejando de ir em março, espero que seja uma boa época pra encontrar um lugar legal. Pelo que eu lembro de quando conversamos, muitos contratos de aluguel vencem mais ou menos em abril, é isso mesmo?

    Ah! E como ficou a história do computador que você tava interessado? Se quiser trocar umas idéias, é só escrever!

    Abraço

    Marlon

    • Opa Marlon,
      So usamos uma vez o Hospital e foi ate rapido, so meia-hora pra ser atendido. Era domingo de noite e so em nao ter que pegar taxi eh uma maravilha.
      Qto ao aluguel a melhor epoca eh maio/junho. Entao estar aqui em marco/abril ja sera uma boa epoca, exceto que ainda vai ser inverno. Mas nao se preocupe que nos chegamos aqui na pior epoca (setembro/outubro) e, mesmo dando trabalho, conseguimos alugar um bom lugar. Comprei o MacBook Pro mesmo, acho que nao consigo mais me adaptar a desktop.
      Abraco

  2. Nossa, fiquei impressionada… como Toronto é uma cidade cara. Se me permite, farei um post a seguindo o modelo do seu e gostaria de fazer o comparativo. Acredita que aqui não se aluga nem um quarto por 650 dólares mensais? Apartamento por esse preço, só se for há quilômetros do centro, longe de transporte público, mesmo assim nunca ouvi falar em nada com valor aproximado. E o passe de ônibus custa 121 dólares, um roubo! Adorei o post. Obrigada pelas informações.

    • Oi Rafaela,
      Pode usar como modelo sim, sem problema.
      $650 eh qto um amigo paga em um apto de um quarto nao muito distante do centro e ha poucos quarteiroes de uma estacao de onibus.
      Das grandes cidades do Canada, dizem que Ottawa eh a que tem melhor custo de vida. Ate publicaram uma pesquisa outro dia e o resultado dava a cidade como mais affordable.
      Toronto paga os melhores salarios do Canada, mas o custo de vida eh muito caro. Ottawa paga um salario um pouco menor, mas tem custo de vida bem mais baixo.
      Obrigado pela visita!

  3. Maravilhoso o post! Perfeito!

    Estou preparando uma “cartilha” com essas dicas de imigrantes para quando partir praí no começo de 2011. E esses “insider advices” vão, com certeza, ser mt úteis!

    Obrigado pela generosidade em compartilhar!

    Grande abraço,

    Henrique e Dani

    • Obrigado pelos elogios e pela visita Henrique e Dani.
      Voces estao vindo para qual cidade? 2011 ja esta bem ali!
      Abraco

  4. excelente post!!

  5. Obrigada pelo seu post, eu precisava mesmo dessas informações. Tenho planos de viver por um tempo nesse país. Boa Sorte pra vocês, SDS, Wilma

Leave a comment