Voltando

Caramba, sumimos por um mes! Nem percebi que ja fazia todo esse tempo que nao escrevia por aqui. O motivo nao eh exatamente falta de assunto, eh mais falta de tempo. Nao esta nos meus planos abandonar o blog, so reiterando o que falei num post passado, cedo ou tarde volto por aqui.

O culpado

O principal motivo da falta de tempo eh que comecei um estagio/voluntariado, nao por coincidencia, ha um mes atras. Tenho trabalhado todos os dias ate meio-dia nesse escritorio de uma advogada especializada em Real Estate, Direito de Familia e Imigracao, mas 95% do que eu faco eh na area de Real Estate. Compra de imovel aqui no Canada eh bem mais complicado que no Brasil, por isso todo mundo contrata um advogado para esse fim. O advogado entra em cena quando o corretor concretiza a venda, ate onde sei seria bem dificil comprar um imovel e nao ter um advogado intermediando essa compra, mas isso eh assunto pra outro post. Tenho gostado muito dessa area, as pastas com os processos lembram minhas pastas de quando estagiei na Defensoria Publica no Brasil, mas acho que devo lidar agora com o triplo de papel. Ao fim do primeiro dia a advogada meio receosa perguntando se no dia seguinte eu voltaria  falou: You gotta like to deal with lots of paper, no que respondi com um sincero e simples and I do.

Clima

Ah, finalmente o verao acabou! (que a Claudia nao vejo isso) Oficialmente ainda nao, ainda faltam mais de 10 dias, tambem ainda nao esta frio, mas pelo menos agora nao tem mais aqueles dias perto ou passando dos 30 graus. Terca-feira ate fez 27 graus, mas depois deu um thunderstorm e hoje a temperatura esta em agradaveis 16 graus, sendo que a maxima dos proximos dias sera 22 graus. Pra mim ta bom demais, 15 graus eh friozinho mas ainda nao o suficiente pra precisar de casaco ou jaqueta.

SuperEx

Ha algumas semanas atras fomos com a Adri & Diego ao SuperEx, um festival meia-boca que acontece por 10 dias aqui em Ottawa. Quem conhece a Expoece la em Fortaleza da pra ter ma boa ideia eh so imaginar algo mais organizado, mais limpo e com menos alcool. Tinha uns bichinhos interessantes pra ver e o pavilhao historico foi o que achei melhorzinho, principalmente a parte bizarra com o Carnival Diablo, sendo eu um fa da finada serie da HBO Carnivale. Enfim, eh um evento interessante pra ir uma vez e conhecer, principalmente se voce tiver filhos. Mas para nos valeu mais pela companhia e pelo sanduiche no The Works depois.

Nao eh o palhacinho pimpao

Verao

Morar por esses lados tem a vantagem de poder contar com um clima quente por 3 meses durante o ano e dar uma desopilada do inverno, mesmo considerando que esse verao foi uns 2 ou 3 graus acima da media. Isso pode parecer pouco, mas eh melhor do que nada pra que nao gosta de frio. E para quem gosta de frio, assim como eu, se esse verao tivesse sido um pouquinhozinho de nada mais quente eu pensaria seriamente em mudar daqui para um lugar mais frio (nao eh brincadeira!).

Foto recente, ainda tem flores pela cidade

E por fim uma homenagem a bonita capital Ottawa e que venham outros veroes! Depois deu curtir meus 6 meses de inverno claro! hehe (pra ver maior eh so clicar na foto):

6 Responses

  1. Fala. Carlos!

    Legal ter notícias de vocês. Parabéns pelo novo estágio. Estudar é necessário e importante, mas nada como a boa e velha prática pra “pegar marra”.

    Eu também não sou grande fã do calor excessivo e já estava incomodado com a temperatura dos últimos meses. Finalmente, na semana passada, o verao nos deu seu adeus com uma segunda onda de calor. De um dia pro outro passamos da sensacao de 40 graus Celcius para agradaveis 13. Que venha o outono!

    • E ae Mesquita!
      Fora da vida academica, na vida real, estudar so serve mesmo pra dar uma base, na pratica eh que voce aprende mesmo. Ja perguntei pra dois advogados qual eles preferiam contratar: um pessoa que nao tem um diploma na area, mas tem experiencia ou um recem saido do college que nao tem experiencia e ambos responderam que o primeiro canditato, sem pensar. Uma advogada me disse que ela nao quer nem saber de “educacao ou diploma”, ela disse que so se importa se voce pode/sabe fazer o trabalho ou nao.
      Mas e voces, abandonaram o blog de vez?

      • Pois é, meu caro. E depois de um tempo por aqui fica a impressao de que no Brasil se dá muito mais importância a títulos e diplomas. Nao que nao seja importante, mas lá tem o lance do status que aqui eu acho bem menor.

        Na minha visao, experiência e estudo devem andar juntos na vida profissional. Estudar é importantíssimo, até porque na minha área, se você nao estudar no dia-a-dia, está ferrado. Mas isso nao significa necessariamente ir pra escola. Estando em algum curso ou nao, acho que todo profissional deve procurar ler bastante sobre sua área, conhecer os livros clássicos, ler notícias, ter uma visao geral da sua área, se informar e discutir com outros colegas. É assim que a gente se aprimora constantemente e mantém a empregabilidade. E de tempos em tempos nao faz mal voltar pra sala de aula e confirmar nosso empenho com um certificado ou diploma.

        Quanto ao nosso blog, nao abandonamos nao, mas a idéia é só escrever de vez em quando mesmo. Na rotina do dia-a-dia fica difícil manter uma regularidade.

  2. E aí Carlos, fico feliz que tenha conseguido este trabalho na tua área. Acredito, como leigo, que não deve ser fácil arrumar emprego nesta área em outro país. Com certeza essa experiência vai contar muito no teu resume.

    Por aqui estamos contando os dias para voltar para Ottawa, esta semana recebemos os PR Card via Fedex (o Mike me enviou, lembra dele?).

    Você comentou que não tem atualizado o blog, mas desde que voltei de Ottawa também não atualizei o meu. Pura falta de tempo, mas deve aliviar em breve, espero.

    É isso, abraço e boa sorte com a “papelada” por aí.

    Marlon

    • Opa Marlon,
      Eh dificil sim, ainda mais aqui em Ottawa, que a preferencia eh para candidatos bilingues no ingles/frances. Na minha sala 80% do pessoal eh bilingue, aqui em Ottawa se voce falar frances e ingles nao vai ser diferenciado, vai estar apenas se nivelando com a maioria da populacao. Mas claro, isso varia de acordo com a area, TI eh uma excecao.
      Lembro sim do Mike, ele eh gente boa! E voces, ja tem a data do retorno definitivo definida?
      Abraco!

  3. Parabéns pelo estágio. Você merece pela força e dedicação.

    E a vida segue…

Leave a Reply

