Off the Beaten Path ou optando por Ottawa

Como falei da ultima vez aqui, pretendo fazer uma serie de posts para dar alguma ajuda a quem esta “thinking outside the box”  e quer optar por Ottawa. De acordo com o ultimo senso migratorio do governo canadense de 2006 (fonte), quase 70% dos imigrantes optam por Toronto, Montreal ou Vancouver.

Minha intencao nao eh convencer pessoas que tem planos de ir para outras cidades a mudarem de ideia e optarem por Ottawa. Mas sim prover de informacao aqueles poucos individuos que assim como eu resolveram por algum motivo optar por algo diferente e nao conseguem obter informacao sobre a cidade. No decorrer do nosso processo – que demorou dois longos anos – mudamos o que seria nosso destino algumas vezes. Comecamos em Calgary e por ela optamos por quase todo o processo. Ao chegar o pedido de exames medicos, repensamos e quase entramos em crise considerando varias outras cidades tambem, mais seriamente Vancouver e Toronto. Quando finalmente decidimos por Ottawa, alguns acharam (ou acham) que eramos loucos ou burros, pois era a unica cidade onde nao conheciamos absolutamente ninguem. Ate conseguir informacoes concretas sobre a cidade era dificil, existem pouquissimos blogs de brasileiros por aqui.

Hoje olhando para tras vejo que o fato de nos nao termos “paixao” por nenhuma cidade canadense tornou as coisas mais dificeis. Nos queriamos ir pro Canada, ponto. A cidade pouco importava. Acho que a maioria das pessoas segue o caminho oposto, escolhem uma cidade que idealizam e se fecham para outras opcoes. Pretendo usar um tom que nao seja parcial ou fazer somente exaltacoes a cidade. Eh bom lembrar tambem que o que eh bom para mim pode nao ser bom para voce. O motivo que voce escolheu cidade x ou y pode ser justamente o motivo pelo qual eu nao escolheria. Dito isso, vou tentar evitar comparacoes na medida do possivel e nao apontar o dedo para os defeitos de outras cidades diretamente. Quando participava dos foruns (cheguei a participar de seis foruns sobre imigracao ao Canada, hoje nenhum) ja vi o quao algumas pessoas se sentem pessoalmente ofendidas quando se fala algo que nao seja estritamente positivo sobre a sua cidade.

O ultimo senso especifico sobre imigracao realizado em Ottawa  em 2001 apontou que 21% da populacao era imigrante. Porem, a populacao brasileira na regiao Ottawa-Gatineau eh de apenas entre 800-900 pessoas, segundo a Embaixada brasileira. Em 2001 a maior populacao estrangeira era proveniente do Reino Unido, seguido por China, Libano, USA, India, Italia, Vietnan, Alemanha, Polonia e Somalia.

Acredito que para nos a escolha foi acertadissima e tem fluido muito bem ate agora. Nos proximos posts pretendo discorrer sobre temas como ingles/frances, empregabilidade, escolas, moradia, saude, localizacao geografica, lazer, etc. Sugestoes sao bem vindas. Stay tuned.

14 Responses

  1. No nosso caso, escolhemos Toronto por que foi a cidade que moramos antes e era a que conhecíamos melhor. Visitamos Ottawa, Montreal e Quebéc, o Valter se apaixonou por Ottawa, mas eu, nem tanto. Ficamos pouco tempo, não dava para julgar ou fazer qualquer decisão e por isso optamos por Toronto. Acreditávamos que Toronto estava mais próxima da realidade paulistana e depois de 9 meses, estamos em Vancouver, a cidade que nunca esteve na nossa lista.

    Estou gostando muito daqui e tenho certeza que sua série de posts será bem útil para quem quiser como vc citou, ”thinking outside the box” e sair do roteiro padrão.

    Abraços

    • Essa questao de ter uma referencia as vezes pode complicar um pouco, minha esposa nao “bateu” com Ottawa no inicio, mas pq ainda usava Boston como referencia. Hoje em dia estamos ambos felizes com a cidade.
      Mas quem sabe nao seremos vizinhos ainda um dia, quando eu for rico vou me aposentar em BC, eh meu sonho de consumo…hehe

  2. Adorei a idéia dos posts sobre Ottawa, realmente são raros os blogs de brasileiros na cidade. Estarei aguardando os próximos posts da série.

    Abç
    Fernanda

  3. Oba! Quem sabe daqui a uns 3 or 4 anos , quando Daniel finalizar o doctor, estaremos por aí, estamos pensando nas possibilidades. Porque Ottawa era nossa 1 opção.

    • Pois eh, acho que oportunidades e ofertas nao faltarao para ele! As empresas de TI pagam muito bem por aqui. Serao bem vindos!

  4. Esse tipo de informação realmente é muito importante. Muito bom esse seu post. Parabéns.

    E a vida segue…

  5. Nossa primeira opção era Calgary, mas ainda não batemos o martelo, e Ottawa tem me encantado muito nas minhas pesquisas… Então, por favor, continue!!!

    • Foi a mesma coisa comigo, primeira opcao Calgary mas acabei me encantando mais por Ottawa. Calgary parece ser uma excelente cidade tambem, mas que nossos amigos de Calgary nao nos escutem, falta aquele “tchan” a mais.

  6. Eu também decidi por Ottawa. Não conhecia o Canadá (ainda não conheço) e não tinha preferências já estabelecidas. Não pude seguir o caminho tradicional, que seria o da cidade com maior empregabilidade porque estou mudando de profissão. O decidido era que seria uma cidade com universidades. Na época da decisão (há 3 anos atrás), optei por Ottawa porque considerei uma cidade com uma boa relação entre menor custo para instalação x relativo crescimento econômico. Muito tempo se passou até que eu recebesse a solicitação dos exames médicos e quando a recebi já não estava tão certa. Abria o mapa do Canadá e pensava no Rio de Janeiro onde moro, é a melhor cidade? Quais foram os meus critérios para vir pra cá, permanecer e agora sair daqui? Concluí que eram todos afetivos e que do Brasil eu não conseguiria fazer esse mesmo tipo de escolha. Concluindo, estou viajando para Ottawa daqui há alguns dias para começar a minha vida no Canadá… para ficar ou quem sabe mudar de ideia… Seus posts irão me ajudar com certeza. Obrigada, Márcia

    • Eu estava decidido a mudar de profissao tambem ao chegar no Canada, mas Ottawa me fez mudar de ideia!
      Quando voce chega por aqui? Se quiser mandar um email e trocar ideias sinta-se a vontade…

  7. Na minha área de atuação é loucura não vir pra Toronto pois, como em SP, 99% das empresas do setor estão em Toronto. Fora que já achamos Toronto uma cidade bem parada, acho que não daríamos certo em uma cidade menor.

    Estamos planejando conhecer Ottawa ainda esse ano 😉

    • Pois eh, se na sua area de atuacao 99% das tuas opcoes estao ai em Toronto, realmente seria loucura ir para outro lugar.
      E se voce ja esta a achando Toronto uma cidade parada enlouqueceria em semanas com o marasmo de Ottawa! hehe
      Mas os paulistas que conheci por aqui ate agora dizem que o motivo que escolheram Ottawa eh justamente esse, queriam algo diferente de SP e nao tem planos de mudar daqui.
      Quando vierem por Ottawa avisem!

Leave a Reply

