Vamos aos fatos e numeros

Para esse primeiro post, vou tentar pintar um panorama geral de Ottawa e nos próximos ir por tópicos entrando em mais detalhes. Vamos comecar do básico, Ottawa eh a quarta maior cidade do Canada com uma população de 865 mil, contanto com Gatineau são aproximadamente 1.2 milhoes. Eh uma cidade pequena aos nosso olhos de brasileiros, mas grande para os padroes canadenses. Se você parar para pensar, o pais inteiro tem 31 milhoes de habitantes, bem menos que apenas o estado de São Paulo e a maior cidade canadense, Toronto, tem população equivalente a cidade de Fortaleza, a quinta maior do Brasil.

Uma breve historia da cidade, retirado da wikipedia e resumido por mim:

Ottawa eh uma cidade jovem e os primeiros colonizadores chegaram e estabeleceram na regiao a primeira populacao “branca” em 1800 com um punhado de familias lideradas por um americano de Massachusetts. Apesar disso Ottawa – na epoca chamada de Bytown – so comecou a ser colonizada de fato por volta de 1826, quando milhares de pessoas (basicamente imigrantes irlandeses, quebecois e militares) chegaram a cidade para construir o Rideau Canal, que tinha finalidade estrategica de ajudar com o transporte de tropas e suprimentos na guerra entre britanicos (o Canada propriamente dito ainda nao existia) contra os USA. A guerra acabou antes do canal ser concluido e ele nunca foi usado militarmente, mas sua utilizacao para fins comerciais e migratorios foram valiosissimos para a regiao.

Em 1857 a rainha Victoria foi pressionada a escolher uma capital para a então colônia inglesa “Provincia do Canada” (atualmente Ontario e Quebec) e escolheu Ottawa. Na época uma vila no meio do nada, longe das cidades mais importantes da colonia, Quebec City e Montreal na “Canada Leste”e Kingston e Toronto no “Canada Oeste”.

Skating no Rideau Canal no inverno

Os conselheiros da Rainha sugeriram Ottawa por varias importantes razoes, sobretudo localização estratégica em caso de um novo conflito militar e por motivos politicos:

1) Era a unica povoacao de tamanho significativo especificamente na fronteira entre Canada Leste e Canada Oeste (Quebec e Ontario) fazendo o elo entre populacao inglesa e francesa, sendo a mais neutra das candidatas (Kingston, Toronto, Montreal e Quebec City);

2) A Guerra contra os Estados Unidos de 1812 mostrou o quanto as maiores cidades canadenses eram vulneraveis a ataques americanos pela proximidade com a fronteira, enquanto Ottawa era menos acessivel, rodeada por densas florestas e não tão perto da fronteira; e

3) o Governo possuia um grande lote de terra com localizacao privilegiada (o atual Parlamento). Resumindo e não entrando em muitos detalhes esse foram os principais motivos. Ate entao apenas capital administrativa, em 1866 o Legislativo foi transferido em definitivo para Ottawa, depois de alguns anos alternando entre Toronto e Quebec City.

Custo e Qualidade de Vida

Eu mencionei no post passado que tentaria nao fazer comparacoes com outras cidades na medida do possivel. Aqui eh onde passa a ser inevitavel a comparacao. Ottawa eh a cidade canadense que oferece a melhor relação custo/beneficio. Salientando mais uma vez que as comparacoes sao em termos gerais. Se você achou o emprego dos seus sonhos em Whitehorse ou Yellowknife, talvez la vai ser o melhor lugar para você.

Quer bons motivos para escolher Ottawa? Basta dar uma olhada nos relatórios da Mercer:

Top 50 cities: Quality of living ranking

4             VANCOUVER

14           OTTAWA

16           TORONTO

21           MONTREAL

28           CALGARY

Parametros usados: Crime e seguranca, ambiente socio-cultural, saude, educacao, servicos publicos, diversao, consumo e poder aquisitivo, housing, clima, etc.

Top 50 cities: Eco-City ranking

Parametros usados: disponibilidade de agua, qualidade da agua, recolhimento de lixo, saneamento, poluicao do ar e congestionamento de transito.

1             CALGARY

3             OTTAWA

13           MONTREAL / VANCOUVER

39           TORONTO

Ja no relatorio sobre Custo de Vida, Vancouver (75) eh a mais cara cidade canadense, seguida de perto por Toronto (76), depois Montreal (98). Ottawa (136) eh das cidades grandes canadenses a com o custo de vida menor segundo o relatório.

Ou seja, trocando em miúdos, Ottawa eh a mais consistente cidade canadense, esta em segundo em dois relatórios e em primeiro no outro. Notem que as outras cidades vão bem em determinado relatório, mas não tão bem no outro. Eh importante deixar claro que isso também nao quer dizer que seja ruim morar em Montreal, por exemplo, porque quando comparando com as demais cidades, não esta tão bem nos rankings, não eh por ai. Todas essas cidades são ótimas opções de escolha.

A economia de Ottawa gira em torno de dois setores: governo e high tech. Em 2004, a renda familiar media na regiao Ottawa-Gatineau era $73,500 – a mais alta entre as seis maiores cidades canadenses. O salário mínimo da província de Ontario de $10,25 a hora eh segundo mais alto do Canada (perde somente para os $11 do território de Nunavut, que tem o custo de vida 2x maior. O salário mínimo mais baixo eh o de British Columbia, $ 8 a hora).

Bem, essa foi a introducao, espero que não tenha sido muito chato. No próximo post pretendo falar sobre empregos, mercado de trabalho e estudos.

Advertisements

11 Responses

  1. Excelente post, é mais dificil achar relatos de Ottawa do que das grandes cidades então seus textos são muito importantes para quem esta pesquisando em qual cidade morar.

    • Valeu!
      Pois eh, a populacao brasileira em Ottawa eh pequena proporcinalmente a cidade. E mesmo levando isso em conta, acho que pouquissimos brasileiros aqui tem blogs…

  2. Muito bom!!! Gostei. Só uma pergunta: Como imigrantes, é possível trabalhar para o governo? São elaborados concursos como no Brasil?

    • Ola Sergio!
      Vou responder direitinho sua pergunta justamente no proximo post da serie. Como imigrante teoricamente da para trabalhar, mas na pratica a coisa funciona bem diferente. Aqui nao tem concurso publico, a selecao eh feita como uma empresa privada faria, inclusive contratam muito atraves de firmas terceirizadas! Bom, as explicacoes sao meio longas, como voce vai conferir.

  3. Adorei seu post! Obrigada pelas informações sobre Ottawa. É muito importante termos mais relatos das outras cidades. O Canadá precisa de gente em todas as províncias, mas o desconhecimento da vida nestes lugares é grande.
    Obrigada!

    • De nada e obrigado a todos pelos comentarios!
      Se der uma luzinha para alguem que busca informacao sobre Ottawa, ja ta valendo o esforco. A nossa fase de pesquisas no Brasil foi dura e quase sem resultado.

  4. Olá Carlos,
    Seu blog é muito interessante. Vai pra minha lista de favoritos!!!
    Obrigado pelo seu cometário e pela visita no nosso cantinho. São sempre bem vindos!!!

    Drinho e Nessa.

  5. olá, parabéns pelo post, imagino que vc futuramente abordará o tema que tenho curiosidade de saber..mas lá vai….gostaria de saber como é o mercado de trabalho na área jurídica…para paralegal e law clerk……sei que vc está fazendo college….deve ter informações e curiosidades da área..queria saber sobre demanda de trabalho, faixa salarial em ottawa…etc..
    Tenha uma ótima semana…

    • Bom saber que tem gente interessada na area juridica. Vou abordar sim essa area em especifico, por ser uma area meio “cinza” quando se refere a newcomers e por ser especificamente minha area.
      So para adiantar um pouco, acho que o melhor lugar para se estar para quem quer atuar na area juridica eh Ottawa, muitos escritorios de advocacia por aqui, fora os servicos relacionados, ONGs, etc…

  6. Oi Carlos !

    Tudo bem?

    Parabéns pelo seu blog !

    O post sobre Ottawa está muito bom, esclarecedor ao apresentar a cidade p/ quem se interessam em embarcar p/ o Canadá.

    Gostaria de replica-lo no blog http://www.novidadesdocanada.blogspot.com e compartilhar dessas informações com a tag “pra onde ir”.

    Espero dividir experiências e dicas locais também.

    Um abraço,
    Cristiana

    http://www.novidadesdocanada.blogspot.com
    http://www.facebook.com/canadatravels7

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: