Mercado de Trabalho, Parte 1

Desculpem pela ausência, esses últimos dias tem sido bem corridos. Entrevistas para emprego e estagio, provas e trabalhos da escola, consultas de acompanhamento da gravidez e aulas de pré-natal. Estudar e procurar emprego ao mesmo tempo não é o ideal, como dizem por ai, procurar emprego é praticamente um full-time job. Eu resolvi fazer isso há duas semanas antes do meu curso acabar querendo ganhar tempo e acabei tendo um feedback mais cedo do que imaginei. Vamos ao post prometido, então:

Resolvi dividir esse tema em três partes, senão o post ficara muito extenso. Essa primeira sobre o mercado de trabalho falando especificamente de “governo, high-tech e ong’s”, a próxima sobre outras áreas como a jurídica e etc, e a terceira e ultima sobre a procura de emprego em si.

Como citei anteriormente, os pilares da economia de Ottawa são Governo e High-tech. Essa é uma ótima combinação! Durante a ultima crise econômica mundial de 2008, que diga-se de passagem ainda não foi superada na America do Norte, Ottawa foi uma das cidades que menos sentiu aqui no Canadá. Apesar de algumas empresas terem fechado por aqui também, o setor governamental pouco sofre em uma crise e a economia manteve-se aquecida e sofreu menos.

Governo

Assim como no Brasil, “Governo” engloba as esferas municipal, provincial e federal. Então você pode pleitear um emprego junto ao governo de Ottawa, de Ontario ou do governo do Canada. Já respondendo uma das perguntas do Sergio, aqui não existe um concurso publico nos moldes do Brasil. Você encontrara nos sites do governo o anuncio da vaga, requisitos, função, salário, etc, como se fosse uma empresa privada oferecendo uma vaga de emprego, enviara seu resume e se selecionado chamado para um entrevista. O processo é bem similar ao de uma empresa privada. Algo completamente inconcebível no Brasil, muitas vagas de emprego para o governo são ofertadas através de agencias de RH e recrutamento. Existem ate mesmo algumas agencias de recrutamento que ofertam quase que exclusivamente empregos públicos. Essas ofertas de emprego são quase que sem exceções para trabalho temporário (contrato), que podem variar de uma semana ate 6 meses, muitas vezes renováveis.

Os governos provincial e municipal são menos exigentes e não tem muita diferença de uma seleção de emprego comum.

Já o governo federal complica mais.  Para começo de conversa tem a questão do Security Clearance (não confundir com Criminal Record Check ou antecedentes criminais). O Security Clearance é necessário para vagas em que você tera acesso a  “classified information” ou areas de acesso restrito. Security Clearance tem 4 niveis, começando pelo mais basico Reliability Status ate o mais complexo Top Secret. Não ache que somente uma vaga de alto escalão exigira isso, se for um mero auxiliar administrativo que lida com esse tipo de documento será exigido clearance.

Na Security Clearance mais simples (Reliability), são verificados dados pessoais, recordes criminais, educação e qualificações profissionais, referencias profissionais passadas, histórico de credito e impressões digitais. A partir do nível seguinte as investigações são extendidas aos seus empregos no pais de origem, parentes de primeiro grau e esposa. Sim, bastante invasivo, para trabalhar no governo federal muito provavelmente você terá sua vida esmiuçada de ponta a ponta, incluindo parentes. Mas se você não tem nada a esconder não tem nada a temer. Para os clearances de nível mais alto, também é necessário estar no Canada há pelo menos 10 anos. Trabalhar no governo federal também requer bilingüismo, 90% das vagas (senão mais) vão exigir que você seja tenha inglês e frances, geralmente a vaga especifica qual o nível de fluência que é obrigatório. Landed immigrants podem aplicar para vagas de emprego, mas a preferência será dada para cidadão canadense, ou seja, somente se não encontrarem um candidato canadense (nato ou não) para a vaga, o landed imigrante será chamado.

Mas e na pratica, como funciona? Como deu para perceber, é muito difícil (mas não impossível) para um imigrante recém chegado ou mesmo com uns 2 anos de Canada conseguir emprego no governo federal. Recapitulando, tem a questão da security clearance, da preferência por alguém com cidadania (que leva em torno de 4 anos para nos, 3 anos para pedir + 1 de processo) e do bilinguismo. Alem de tudo, dificilmente alguém é contratado pelo governo federal “de cara”, geralmente se consegue alguns contratos temporários de trabalho (geralmente 6 meses cada) ate que depois de um tempo lhe é oferecido um emprego propriamente dito. Uma das minhas professoras disse que o irmão foi contratado depois de 3 anos inteiros renovando o contrato a cada 6 meses, ou seja, durante esse tempo você não consegue dormir muito tranqüilo, sem saber se ao final terá seu contrato renovado ou um bye bye. Assim como no Brasil, ser funcionário publico aqui significa estabilidade e é almejado por muita gente, por isso mesmo não é tão fácil de conseguir, alem dos obstáculos mencionados anteriormente para nos, recém chegados imigrantes.

Voltando as empresas de RH e vagas de emprego publico, eles nem consideram candidatos que já não tenham a security clearance. Quando dizemos ser recém chegados eles dizem algo do tipo “ok, então daqui há alguns anos quando você conseguir obter um security clearance você volta aqui e nos conversamos”, não tão direto, é claro. Mas então, é nula a possibilidade de um recém chegado imigrante conseguir uma vaga no governo federal? Não, não é. Ainda é quase como ganhar na loteria, mas existe a possibilidade através das parcerias entre ong’s e o governo federal, no objetivo de inserir imigrantes no mercado de trabalho e sociedade canadense. Eu falei em um post passado sobre isso, um processo de seleção que rolou somente aqui em Ottawa, capitaneado pela Citizenship and Immigration Canada (o famoso CIC) e patrocinado por outras diversas agencias federais, que selecionou imigrantes com menos de 10 anos de Canada para estágios e possíveis futuras ofertas de emprego. Numa information session voltada pra esse processo de seleção foi explicado que quando é do interesse do governo (e esse era o caso) eles poderiam facilitar/agilizar o security clearance e se fossemos selecionados, mesmo estando aqui há pouco tempo, não tinha problema. Ao comentar sobre o programa com um colega canadense do curso ele ficou indignado quando falei que o processo era limitado a imigrantes, ele me disse que tenta entrar na Canada Border Services Agency (um dos órgãos que oferecia vagas) há 5 anos. Fui informado que esse programa foi um sucesso e por volta do meio do ano será realizado novo processo de seleção, se você estiver por aqui em Ottawa não custa tentar…

High-Tech

O termo “High-tech” não limita-se somente a informática. Ottawa possui cerca de 1800 companhias de tecnologia, incluindo “telecommunications, photonics, clean technology, semiconductors, wireless, software, digital gaming, security and defence, customer technical support centres”, empregando aproximadamente 80 mil pessoas.

Dentre essas empresas estão gigantes como Alcatel-Lucent, Avaya, Cisco Systems, Ericsson, Huawei, MDS Nordion, IBM and RIM(Blackberry), mas também existem mais de 1500 companhias com menos de 50 funcionários. Ottawa-Gatineau tem a segunda maior concentração de empregos em tecnologia (science and engineering) na America do Norte, sendo superada apenas pelo Silicon Valley, na California (Fonte: OCRI).

Não preciso nem citar que quem trabalha na área são as pessoas que mais rapidamente entram no mercado de trabalho, não é? No Canada inteiro eu nunca vi ninguém passar mais do que 6 meses procurando emprego nessa área. Se você esta há mais de 6 meses procurando emprego e é dessa área tem alguma coisa errada, procure ajuda. Em Ottawa a maioria dos brasileiros dessa área trabalham e/ou moram em Kanata. Não tem muito o que falar sobre o mercado sem entrar em assuntos específicos (que nem teria como responder porque não sou da área). Geralmente falando, são as pessoas mais “bem sucedidas” financeiramente, as que mais cedo conseguem comprar suas casas (a partir de 2 anos), nunca vi ninguém da área passando dificuldade. Para dar uma idéia de faixa salarial, essa vaga de Software developer esta oferecendo $65.000 anuais. Nao espere nada menos que $45 mil (com azar), chegando ate $90 mil ao ano (com sorte). Se você é da área de TI e pensa em vir para Ottawa eu so tenho uma pergunta para você: ta esperando o que?

Terceiro Setor

Por ser tratar da capital, as organizações não governamentais também são muito presentes em Ottawa. Lembro que ao chegar fiquei impressionado com a quantidade de ONG’s de apoio ao imigrante. Mas para se dar um melhor idéia e vocês concluírem por vocês mesmos, basta dar uma olhada no site Charity Village, que é o maior site para o setor não governamental no Canada. Dando uma olhada na secção de ofertas de emprego, no momento que escrevo esse post o site oferece 98 vagas para a região de Ottawa. Fazendo uma comparação, Vancouver tem 62, Calgary tem 42 e Montreal apenas 14. Ottawa so perde para GTA (Greater Toronto Area), com 235 vagas, considerando que GTA é imensamente maior que Ottawa, muito provavelmente a concorrência por essas 235 vagas será maior que a procura pelas 98 vagas de Ottawa.

Advertisements

13 Responses

  1. Olá, parabéns pelo post! Vc tem alguma informação sobre o mercado SAP ai na região ou o mercado de Marketing? Obrigado!

    • Olha, como nao sou da area nao tenho uma referencia, mas acredito que para SAP seja bom, em dois minutos encontrei varias vagas de emprego, na IBM, Blackberry e no governo. Ja para o Marketing, sempre vejo muitas vagas anunciadas tambem, o problema eh o dominio da lingua que tem que ser muito bom, geralmente pedem para ser bilingue tambem, ja que a maioria das vagas que vejo sao para agencias governamentais e nao governamentais.

  2. Post muito legal. Deu pra ter uma ideia muita boa sobre o tema em Ottawa.

    E a vida segue…

  3. Muito bom!
    Estou indo morar em Montréal, mas cada vez mais Ottawa-Gatineau me atrai.
    Abraços,

    • Eh, tem muita gente que vai morar em Montreal e depois de um tempo decidi trocar por Ottawa, eu mesmo conheco alguns. Bom, cada cidade tem suas vantagens e desvantagens…
      Abraco

  4. Muito bom esse post. Linkei no meu blog. Sempre fico com a impressão que o pessoal de TI pode escolher qualquer cidade do Canadá… Segundo a galera aqui, já foi melhor. mas ainda é bom!

    Aproveito para dar os parabéns pela gravidez! Sei que estou atrasado, mas fiquei deixando para lá e quase esqueci de mandar meus Congrats!

    • E ae xara! Valeu pelo congrats!

      Pois eh, TI eh quase a galinha dos ovos de ouro…hehehe
      Acho que aqui ja foi melhor em todas as areas antes da crise, mas notei que devagarzinho ta aquecendo de novo, pelo menos aqui tenho visto aumento no numeros de oferta de emprego. Eh torcer para nao estancar.
      Abracos

  5. Olá!
    Em relação aos empregos públicos nas províncias, conhece algum brasileiro que esteja trabalhando nesta área. E acredito ser bem diverso os tipos de vagas, mas teria idéia de quais? Sabe qual o site da agência de RH ou agências oferecem este tipo de vaga? Pesquisei o programa do governo que citou anteriormente, e é realmente muito interessante para nós imigrantes.
    Mais uma vez parabéns pelo post e por está abrindo nossas mentes para esta cidade, Montréal que se cuide… rsrsr

    • Oi!
      Entao, que me lembre agora so “conheco” dois brasileiros que trabalham na policia, um deles na OPP (Ontario Provincial Police). As vagas sao em tudo que voce imaginar e todas as areas. Tem profissoes especificas como analista de sistemas, engenheiro, enfermeira, gerente de projeto, ate auxiliar administrativo(que engloba muitas coisa), agente judiciario,atendimento ao publico, servico social, tem muita coisa que nao se tem no Brasil, ja que aqui se oferece uma maior cobertura ao cidadao. Esses dias recebi um email de recruiters para uma selecao para um trabalho como civil na policia, ser dispatcher na OPP recebendo $27 dolares a hora. Tem varios sites, vou dar direitinho nos proximos posts, mas para voce ja ir vendo alguma coisa tem esse aqui por exemplo:
      http://www1.excelhr.com/

      • Oi,
        o site é muito bom. Impressionante a idéia que os caras tiveram. Uma boa idéia vale em qq lugar.
        Em relação ao mercado de trabalho, a área de educação física é interessante aí? Conversei com alguns amigos de Montréal, e lá tem várias academias, segundo eles. Em Vliie du Québec é mais fraco. E aí em Gatineau? Tenho formação nesta área, mas estou inclinada em fazer outros cursos. A questão é que sempre bate uma curiosidade sobre nosso mercado. srssr
        Mas pretendo mudar, pois é uma carreira difícil e o emprego no governo me interessa muito.
        Obrigada pelas dicas! E mais uma vez, parabéns pelo post!

  6. Olá,

    Muito bom o seu post sobre Ottawa. Sou Eng. eletronico sem experiencia na area, e estou pensando fortemente em tentar ir para o Canada especificamente Ottawa, o que voce poderia dizer para a minha area como esta o mercado ai?

    Abraco.

  7. Carlos,

    Muito obrigado pela resposta. Ficou muito bem explicado!!!! Aproveitando a sua paciência e o seu próximo post sobre o mercado de trabalho, queria pedir para você comentar sobre o fator idade. Existe o mesmo preconceito e dificuldade de re-colocação após 40 anos como no Braisl? Imigrantes quarentões (meu caso) passam por uma dificuldade extra, ou não? Valeu !!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: