Mais rankings e comentarios

Finalmente meu curso chegou ao fim, ou quase… Só falta agora o estagio, começo segunda-feira. O estagio é obrigatório e não remunerado com duração de um mês, será numa firma grande daqui, umas das maiores do Canadá com filiais ate na Europa, mas infelizmente não posso dar muitos detalhes porque no contrato que assinei tem uma clausula de confidencialidade.

Comecou o Winterlude, o Festival de Inverno de Ottawa, estivemos la com Carol & Luciano e Adri & Diego. A abertura foi no Museu da Civilizacao, que nesse dia especialmente estava de portas abertas, incluindo o cinema Imax, por ocasiao da festa. Infelizmente minha maquina descarregou a bateria e acabamos sem fotos. A Adri tirou bastante – fotos muito boas como sempre – tanto da abertura quanto desse sabado, entao confiram la no blog dela. So posso mostrar as fotos que tiramos do ano passado aqui.

Mais rankings

Dando continuidade a campanha “Ottawa 2011”, lembrei de mais alguns rankings e dados divulgados, fora aquelas outras que ja mencionei:

A revista MoneySense compilou um ranking em 2010 com o titulo “Best Places to Live” em 179 cidades canadenses. O ranking levou em conta clima, prosperidade, acesso a saúde, viabilidade da casa própria, crime, etc.   Ottawa-Gatineau ficou em primeiro lugar.

Top ten cities

1.Ottawa-Gatineau

2.Kingston

3.Burlington

4.Fredericton

5.Moncton

6.Repentigny

7.Brandon

8.Victoria

9.Winnipeg

10.Lévis

Ottawa-Gatineau é a terceira região metropolitana do Canada em renda familiar. E isso não é pesquisa, mas números absolutos compilados pelo Imposto de Renda recolhido em 2008, Ottawa-Gatineau ficou em terceiro lugar, atrás apenas de Calgary e Edmonton. Abaixo a tabela com as cidades top 10.

Median family income in 2008:

Canada $68,860

Top 10 census metropolitan areas:

1.Calgary $91,570

2.Edmonton $88,190

3.Ottawa-Gatineau $87,160

4.Oshawa, Ont. $83,220

5.Guelph, Ont. $81,910

6.Regina $81,480

7.Greater Sudbury, Ont. $79,570

8.Victoria $77,810

9.Saskatoon $77,740

10.Kitchener-Cambridge-Waterloo, Ont. $76,600
Encontrei um livro/pesquisa chamado “Who’s Your City” que parece ser bem legal porque é mais direcionado para os diversos nichos “solteiros”, “GLS”, “aposentados”, “famílias”, etc. Adivinha que cidade canadense esta no topo na maioria das categorias? Ottawa-Gatineau novamente… Segundo palavras do proprio autor:

“Globalization is not flattening the world; on the contrary, the world is spiky. Place is becoming more relevant to the global economy and our individual lives. The choice of where to live, therefore, is not an arbitrary one. It is arguably the most important decision we make, as important as choosing a spouse or a career… Who’s Your City? provides the first ever-rankings of cities by life-stage, rating the best places for singles, young families and empty-nesters.”

Amostra dos rankings

Enfim, depois de tantas pesquisas, não é possível que mesmo os mais incrédulos já não estejam pensando “hmm, onde tem fumaça tem fogo…”.

10 mil visitas!

Resolvi responder alguns comentários aqui mesmo, meio que uma “sessão carta dos leitores”. Ah, em 20 meses de existencia, atingimos 10 mil visitas no blog, obrigado por passarem por aqui!

Amalia

“…o ruim é que no processo federal não tem mais a nossa área como profissional qualificado… Ah! Aliás, você não falou no blog como foi seu processo (até porque vc preferiu começar o blog depois de tudo), mas se puder escrever algo seria uma boa! Principalmente a questão da entrevista, que poucas pessoas falam como é!
Eu vou para Toronto passar 1 mês em julho desse ano, quem sabe eu não visite Ottawa! Confesso que nunca pensei em visitar, mas agora me interessei!
Eu e meu marido não temos idéia de onde queremos morar, somos que nem vocês, tudo que sabemos é que queremos morar no Canadá no futuro mais próximo possível!!!
Aliás, vc ficou de falar também das experiências com médicos aí…”

Amalia,

Se não me engano, me corrijam se eu estiver errado, profissional de TI ainda conta pra o processo federal se for como gerente. Tenho ate um amigo que fez o processo federal assim. Não sei se é o caso de vocês…

Eu não escrevi sobre nosso processo porque tinha/tem muita informação sobre o assunto por ai, estaria só repetindo o que foi dito por outros. Mas, mais importante, nosso processo foi anterior as ultimas mudanças, então não tem muito sentido já que boa parte das regras já não se aplicam mais e algumas coisas mudaram, atrapalharia mais do que ajudaria. Por exemplo, você perguntou da entrevista. No nosso processo não tinha entrevista, mas sim as provas do IELTS e TEF. Você não esta confundindo com a entrevista do processo por Quebec?

Já que você vai para Toronto e pensa em imigrar para o Canada no futuro, é altamente recomendável que você visite o maximo de cidades possíveis e Ottawa fica pertinho a 5 horas de carro.

Realmente estou devendo um post falando sobre saude, ele esta aqui na fila para sair, mas estava querendo reunir mais experiência sobre o assunto. Acho que já da pra escrever um post legal.

PS: O Alexei esclareceu a duvida nos comentarios

Francisco

Excelente post! Tem alguma informação sobre o mercado de Marketing? Abraço!

Francisco, não conheço muito o mercado de marketing. Se não me engano essa é a área da Lupatinadora e segundo ela a melhor cidade para esse mercado é Toronto. Durante minha “monitoração” (faço isso constantemente) de vagas de emprgo, a grande maioria de vagas  que vejo nessa área são é ONG’s, Orgao Governamentais e Partidos Politicos. O maior obstáculo que vejo por aqui para essa área é que geralmente precisa ser bilíngüe, como por exemplo essa vaga aqui.

Zu

Oi Carlos,
Parabéns mais uma vez pelo post. A cada dia me convenço mais que teremos que dar um “reset” em nossas carreiras como citou. Obrigada pelas dicas, vou continuar pesquisando, pq tenho lido muitas coisas ruins de Montréal. É o maldas grandes cidades, faz parte. Fiquei chocada que não há elevadores para os deficientes físicos… e que o desemprego está alto. Enfim… Obrigada por mais este help!

Oi Zu, tambem fiquei chocado com isso quando fui por la a primeira vez, pensei “como assim não tem elevador para deficiente, idoso, carrinho de bebe?”. Outra coisa que me chocou muito foram os (muitos) mendigos pedintes, um pouco mais vira Brasil!

Em relação ao mercado de trabalho, a área de educação física é interessante aí? Conversei com alguns amigos de Montréal, e lá tem várias academias, segundo eles. Em Vliie du Québec é mais fraco. E aí em Gatineau? Tenho formação nesta área, mas estou inclinada em fazer outros cursos. A questão é que sempre bate uma curiosidade sobre nosso mercado. srssr
Olha, não tenho um parâmetro de comparação com outras cidades, mas já vi muitos empregos em academia aqui. Recentemente abriram umas duas grandes. A maior rede é a Goodlife Fitness. So aqui em Ottawa eles tem 18 academias. Já em Gatineau, fora uma Goodlife Fitness que tem por la, a única academia grande que ouvi falar é essa daqui.

Victor

Sou Eng. eletronico sem experiencia na area, e estou pensando fortemente em tentar ir para o Canada especificamente Ottawa, o que voce poderia dizer para a minha area como esta o mercado ai?

Victor, só comentei sobre as profissões/mercados de trabalho que tenho algum conhecimento relevante. Infelizmente não conheço ninguém dessa área por aqui e não sei nada sobre Engenharia Eletrônica nem mesmo no Brasil. Se descobrir algo menciono aqui no futuro.

5 Responses

  1. Parabéns pelo término do curso! Agora fica mais prático e interessante, né?
    Quanto à lista de profissões do processo federal, quando tinha 38 profissões, tinha gerente de TI que foi na qual eu me enquadrei. Porém, a última lista tem somente 29 profissões e nenhuma da área de TI (http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/apply-who-instructions.asp#list). O processo federal pode ter uma entrevista também, a exemplo do processo do Québec, mas na prática é raríssimo de acontecer.
    Valeu!

  2. Muito obrigado pela resposta! Vou tentar contato com ela. Abs, Francisco

  3. Oi Carlos,
    Obrigada pela resposta! Vou fazer uma pesquisa mais apurada de todas as cidades que poderemos ir morar, para chegar a conclusão aonde iremos viver inicialmente.
    Achei várias academias, mas o salário daí é tão ruim quando o daqui. Ou seja, minha profissão não é valorizada nesses dois países. Mas como te falei, não tenho nenhum problema em começar do zero. Acho que seria até interessante vivenciar outras áreas.
    Parabéns pelo término do curso. Parabéns pelo sucesso com o blog.
    Fala para sua leitora, a Amalia, que no nosso blog, demos um depoimento detalhado de nossa entrevista para o processo do Québec.
    Até a próxima! Espero que com mais novidades.

    Bjs,

    Zu

  4. Desejo toda sorte no seu estágio.

    E a vida segue…

  5. Parabéns pelo término do curso e boa sorte no estágio. []’s

Leave a Reply

