Promessas

Não, eu não tenho vocação para político e portanto não direi que promessas existem para serem quebradas, ou que falei que o próximo post sairia ate domingo, mas não especifiquei qual domingo. Agora acabou meu curso, o estagio e perdi meu status de estudante e sou oficialmente um desempregado. Quando estava no estagio e agora o inicio da minha própria jornada de procura de emprego, o blog ficou em segundo plano. Não que eu não tenho vontade de escrever, só não tenho cabeça mesmo. Sem querer ser muito pretensioso, eu não queria vir aqui escrever um post superficial, como vejo vez por outra por ai.

O estagio foi muito bom, na verdade o único problema é que foi tão bom que agora qualquer coisa que vier por ai vai ser no maximo igual. A empresa eh top, super-profissional e enorme, no meu primeiro dia me foi dado um mapa para encontrar minha mesa e a moca do RH se perdeu mesmo assim e pediu desculpas porque só estava trabalhando la há 3 meses. Trabalhei como assistente de duas Law Clerks sênior, resumindo, organizando processos, redigindo documentos, fazendo Legal Research pro Book of Authorities que vai anexado ao processo e indo a Federal Court, Foreign Affairs e uma dúzia de embaixadas.

Saudades da minha mesa

Descobri recentemente que consegui cumprir meu maior desafio, que foi justo no ultimo dia de estagio. Um advogado de Toronto (como disse essa empresa tem escritórios espalhados pelo Canadá) entrou em contato com uma das minhas supervisor requisitando copias de documentos de um processo que já estava arquivado na Federal Court que fica aqui em Ottawa, ela então repassou a tarefa para mim. Teoricamente simples se ele especificasse quais documentos ele precisava, mas a instrução era que ele estava estudando a possibilidade de reabrir o processo e queria todos os documentos relevantes para que ele pudesse tomar uma decisão. Seria fácil também tirar copia do processo inteiro se ele não fosse enorme (mais de 6 volumes em duas caixas) e o custo da copia para cada pagina de um processo arquivado na Federal Court não fosse 40 centavos de dólar. Levei uma tarde e quase a manha seguinte toda e ainda sai de la sem a certeza de ter feito a coisa direitinho, requisitei copias de uns 5% somente do processo e deu em torno de $100. Esses dias as minhas ex-chefes me convidaram para um almoço no Johnny Farina e me contaram que deu tudo certo, o advogado de Toronto já estava com os documentos na mão e estava feliz, foi um grande alivio.

Now what?

Agora estou esperando pela resposta de uma entrevista que fiz. Acho que essa é a pior parte: esperar. Geralmente você sai da entrevista achando que o emprego já é seu, que você foi fod@, mas isso acontece com quase todo mundo pela postura dos entrevistadores. Nesse meu caso eram dois advogados me entrevistando e a conversa fluiu de tal maneira que em determinado momento falamos de futebol e copa do mundo por alguns minutos e depois voltamos a entrevista normal. Meu único ponto fraco é que não tenho experiência especifica na vaga (advocacy). Bem, ainda tenho esperanças, vamos ver no que dar.

Estamos com as chaves da nova casa nas mãos e com mudança marcada para dia primeiro de abril, já comecei a empacotar coisas e isso tem me tomado um tempo também.

PS: O post dando continuidade a serie sobre Ottawa esta na pasta de drafts esperando para ser trabalhado, mas dessa vez não vou dar prazo pra não correr o risco de não cumprir a promessa novamente.

Advertisements

16 Responses

  1. Não esqueças também da promessa da entrevista sobre Ottawa! 🙂 Já temos a de Québec, Edmonton, Vancouver e você é a única pessoa que conheço em Ottawa.
    Boa sorte na nova empreitada!

  2. Olá Carlos,
    Há qnt tempo. Desculpa a demora em responder seu e-mail. Mas é realmente a correria. E ainda nem chegamos aí…
    Estou pesquisando sobre Gatineau. Tem alguma sugestão de bairro em que não precisemos de carro para fazer tudo?
    Que bom que conseguiu o ap! Boa sorte com o futuro job. Espero que consiga.
    Beijos,
    Zu

    • Ola Zu,

      No worries, sei como eh. Olha, eu nao conheco tao bem Gatineau para te dar uma resposta assim na lata, eu teria que perguntar para quem mora la para saber como eh o dia-a-dia. As poucas vezes que peguei onibus para Gatineau foram para o Cassino e Museu da Civilizacao(esse ultimo no inverno, pq no resto do ano vou caminhando mesmo). Mas eu acho que depender de onibus em Gatineau eh um pouco complicado, mas nao creio que seja impossivel. Geralmente um pessoal quem vem pra Ottawa muda pra Gatineau pq o custo de moradia eh mais barato e com economia compram um carro. Todo mundo (brasileiros) que conheco por la tem carro, sem excecao. Tem onibus de Gatineau que vem para Ottawa, mas que eu saiba so ate a area de Downtown e Rideau Centre, aqui eles trocam por um onibus local. Entao na verdade tudo vai depender de onde voce ira trabalhar e/ou estudar. Como essa eh a “pergunta de um milhao” torna essa decisao ainda mais dificil.

      • Obrigada Carlos!

        É complicado obter algumas informações mesmo. O que tenho observado é que qnt mais longe dos grandes centros, maior a necessidade de carro, aí já não sei se valerá a pena para a gente no início. E as pesquisas continuam…
        Merci!
        beijos,
        Zu

  3. Boa sorte!! 🙂

  4. Carlos

    Boa sorte na nova fase! Mudanças sempre trazem bons ventos e renovam as energias. Fico na torcida por boas notícias.

    E o baby, como está?

    Abraços

  5. Opa Rafaela, tudo bem?

    Ta tudo indo certinho com o baby, o proximo post vai ser sobre ele…

  6. Carlos,

    Essa regra de 5% p o primeiro imóvel serve para um imóvel que vc tenha tido em qualquer lugar do mundo ou só no Canada? Mesmo sendo proprietária de um imóvel aqui no Brasil eles vao considerar como meu primeiro imóvel no Canada?

    ps: boa sorte com a busca de empregos e parabens pela nova casa… vcs compraram?

    []s, Sa

    • Oi Sa,

      Eh pra imovel no Canada somente, conta o seu primeiro mortgage aqui.

      Brigado pelos desejos de boa sorte. A casa nos so alugamos mesmo, ainda vamos demorar mais pelo menos um ano para ter condicoes de comprar uma casa do jeito que nos queremos…

  7. Olá, meu nome é Lauro, sou marido da Vanessa do blog http://www.mais-alem.com e gostaríamos de uma ajuda.
    Estamos com dificuldades em encontrar anúncios de aluguéis em Gatineau.
    Por um acaso você conhece alguém que está alugando algum ap 4 1/2 ou 5 1/2?
    Ou você sabe indicar algum classificado bom em Gatineau.
    Estamos em Montreal e iremos visitar Ottawa-Gatineau no próximo final de semana e gostaríamos de visitar alguns aps.
    Obrigado.
    Lauro – livredecolagem.ca

    • Ola Lauro

      Olha, eu nao conheco Gatineau tao bem assim, sou praticamente um turista por la. Mas voces tentaram o kijiji.ca? Nos acamos de alugar uma casa aqui em Ottawa e quase todas as casas que olhamos encotramos por la, inclusive a que nos fechamos negocio. Pode olhar no site mls.ca tambem, la o forte eh imovel para vendas, mas tem opcao de aluguel tambem. Pergunta ao Sandro, o blog dele esta ai no ultimo comentario, ele mora em Gatineau e talvez conheca algo diferente do que falei.
      Vcs estao vindo de carro?
      Abraco

  8. Boa sorte nessa nova empreitada!

  9. E aí Carlos, se você me permite, vi que várias pessoas perguntaram sobre como encontrar apartamentos em Ottawa/Gatineau e como nós estamos nessa fase, vou dar meu pitaco. Nós estamos usando alguns sites que considero interessante, inclusive para verificar se é possível morar em determinado local sem carro. Seguem os links dos sites:

    View It – Apartamentos para alugar em várias cidades do Canadá, incluindo Ottawa/Gatineau.
    Walk Score – Verifique se um determinado endereço é bom pra quem não tem carro
    PadMapper – Verifique em um mapa, onde há imóveis para alugar (baseado em vários outros sites como craigslist e kijiji) e o Walk Score também.

    • Oi Marlon,

      Esses sites sao bem interessantes, mas tem suas limitacoes. Eu usei o View It e o PadMapper, mas as melhores casas – no meu caso – surgiram no Kijiji mesmo. Acho que so uma townhouse das que olhei nao foi encontrado por la. Tem muitos aptos que estao disponiveis mas nao ficam anunciados nos sites, so indo la no office do proprio predio e perguntando. Outra coisa, dei uma olhada no PadMapper e encontrei minha casa ainda ofertada para alugar, sendo que meu contrato esta assinado ha mais de um mes e ja estou com as chaves…
      O Walk Score eh bem interessante, mas eh meio desatualizado. Testei com meu endereco atual e ele da resultados de locais que nao existem ha mais de um ano!! Mas da pra dar uma boa ideia geral.
      E as malas, estao prontas?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: